Siga a sequência:
- Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos. Pensar o que escrever, como e para que.
- Mapear o conhecimento prévio dos alunos. Verifique o que seu aluno sabe sobre o tema.
- Ampliar o repertório dos alunos, buscando informações sobre o tema.
- Ampliar as marcas do gênero. Se o texto é narrativo, argumentativo, expositivo, descritivo, poéticos, de injunção ou de instrução.
- Produzir um texto coletivo.
- Escrever um texto individualmente.
- Fazer a revisão e o aprimaramento do texto.
- Publicar os textos produzidos pelos alunos. Onde? em murais, em forma de livro da turma, em revistas e jornais da cidade ou da própria escola, etc. Vale a criatividade!
Não esqueça de seguir sempre a sequência didática:
- Leitura e interpretação.
- Produção de texto.
- Análise linguística.
- Sistematização para o domínio do código.
LAVE LETRAS
"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal para secar.
Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer." (Graciliano Ramos)
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