Mensagem - Girassois e Miosótis
Marcadores: Atividade em Família , Mensagens , Texto para Reflexão
Atividade em Família
Em maio, enviamos para casa mais uma atividade em família, cujo objetivo foi o de estreitar os laços afetivos e o de trazer a tona a responsabilidade ambiental.

- Leitura e reflexão da mensagem "Girassois e Miosótes"
- Plantio em família da semente de girassol
- Relato dessa experiência
Aqui está um dos relatos a nós enviado:
"Foi uma sensação indescritível! Mistura de curiosidade e alegria, por estar fazendo uma atividade em família, e ao mesmo tempo dando origem a um ser vivo que vai germinar e crescer mostrando sua formozura e beleza. O Pedro teve o maior cuidado ao colocar a semente misturando e adubando a terra. Seu irmão de dois anos achou engraçado colocar a semente nas covas. Agora temos o papel de cuidar e regar as sementes com carinho e amor, assim como nossa família, procurando sempre regar e cuidar do amor entre nós."
Família do aluno Pedro Everton - 4º ano - Profª Mônica
Marcadores: Atividade em Família
Texto para Reflexão - Extinção de uma espécie
Autor: Chris Bueno
Uma borboleta bate as asas em São Paulo e um tufão atinge Pequim. A conhecida frase é uma popularização do "efeito borboleta", termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos, e significa que um evento, por menor que seja, pode alterar significativamente o curso natural das coisas.
O "efeito borboleta" é uma excelente maneira de explicar os riscos do desmatamento e da extinção de espécies animais e vegetais. Apesar do meio ambiente estar no centro dos debates hoje em dia, recheando noticiários e cobrindo as capas do jornal, ainda poucas pessoas se preocupam realmente com a ecologia.

É como se a ecologia fosse algo bucólico, romântico e distante, e não algo real e urgente. Por isso é comum ouvir por aí frases como "por que eu preciso me preocupar com os ursos polares lá no Ártico?", ou "o que eu tenho a ver com as baleias jubarte?". O fato é que todos nós temos muito a ver com essas espécies e com as muitas outras ameaçadas de extinção.
O desaparecimento de espécies animais tem consequências diretas na vida do homem. A questão vai muito mais além do que o simples dama "as gerações futuras nunca vão ver um mico-leão-dourado" - o que, por si só, já é bem triste. Quando uma espécie desaparece, toda a dadeia alimentar fica alterada. Por exemplo, se a população de gaviões diminui ou desaparece, aumenta a população de cobras, uma vez que esses

(...) É preciso ver que a ecologia não é apenas um sonho romântico, mas sim uma necessidade real, e que todos nós temos muito a ver com todo o meio ambiente. Não são apenas os pandas que precisam da gente, nós também precisamos deles para garantir o equilíbrio ecológico e, assim, a nossa sobrevivência. Sem essa conscientização, que leva à ação, a próxima espécie em extinção pode ser a nossa.
Marcadores: Educação Ambiental , Texto para Reflexão
O Sermão da Montanha
O Sermão da Montanha
(versão para educadores)
Texto do professor Eduardo Machado
Marcadores: Mensagens
Chapeuzinho de Animal
Olha só que lindo!!!
Chapeuzinho de animal. É só escolher o seu preferido e mãos a obra!
Você pode usar a criatividade e montar outros bichinhos legais.
Marcadores: Animais , Educação Ambiental
Lindas não, aquelas túia!
Marcadores: Sala de leitura
Para uma boa produção textual
Siga a sequência:
- Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos. Pensar o que escrever, como e para que.
- Mapear o conhecimento prévio dos alunos. Verifique o que seu aluno sabe sobre o tema.
- Ampliar o repertório dos alunos, buscando informações sobre o tema.
- Ampliar as marcas do gênero. Se o texto é narrativo, argumentativo, expositivo, descritivo, poéticos, de injunção ou de instrução.
- Produzir um texto coletivo.
- Escrever um texto individualmente.
- Fazer a revisão e o aprimaramento do texto.
- Publicar os textos produzidos pelos alunos. Onde? em murais, em forma de livro da turma, em revistas e jornais da cidade ou da própria escola, etc. Vale a criatividade!
Não esqueça de seguir sempre a sequência didática:
- Leitura e interpretação.
- Produção de texto.
- Análise linguística.
- Sistematização para o domínio do código.
LAVE LETRAS
"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal para secar.
Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer." (Graciliano Ramos)
Marcadores: Produção de Texto
Circuito Athos Bulcão
Marcadores: Circuito Athos Bulcão , Homenagem aos 50 anos de Brasília