Escola Classe 27 de Taguatinga

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Os 4 níveis psicogenéticos da pós-alfabetização


Os 4 níveis psicogenéticos da organização das sílabas na pós-alfabetização:



Hipótese básica do esquema de pensamento de um aluno ALFABETIZADO 1:


As sílabas são sempre formadas por apenas duas letras. Essa hipótese deriva da situação concreta de que a maioria das sílabas na nossa língua são formadas por duas sílabas. Em função dessa hípotes, temos:
  • as sílabas com mais de duas letras são simplificadas. Ex: "pofesora" (professora), "dinero" (dinheiro), "jeto" (jeito).
  • vogal antes de consoante é invertida. Ex:"ramaze" (armazem).

Mas os esquema de pensamento só atuam quando o aluno não sabe de memória a escrita da palavra, então ele o usa para decidir como escrever uma palavra que não é do seu universo memorizado.


Hipótese básica do esquema de pensamento de um aluno ALFABETIZADO 2:


Nessa etapa o aluno rompe com a ideia de que todas as sílabas tem por obrigação a escrita de 2 letras em ordem rígida: primeiro consoante e depois a vogal. Constroi, então, a hipótese de que cada letra possui um som. O "pro" de professora passa a ser escrito "por", "poro" ou mesmo o "pro" corretamente. O "secevo" (escrevo) do Alf. 1 passa, por exemplo, a "esqrevo".


Hipótese básica do esquema de pensamento de um aluno ALFABETIZADO 3:


O aluno aqui descobre que sua hipótese não está correta, principalmente devido às nasalizações an, en, in, on, um (dígrafos vocálicos) que podem ser escritos "am", "em", "im", "om", "um" ou ainda "ão", "õe", "ãe".

A elas se agregam os dígrafos consonantais que representam sons únicos escritos com duas letras. Então, ao descobrir que duas letras podem representar um único som, o aluno consegue escrever, por exemplo, a palavra "andando".




Hipótese básica do esquema de pensamento de um aluno ALFABETIZADO 4:

Mais um conflito. Mais uma descoberta! O aluno percebe que uma consoante pode estar desacompanhada de uma vogal. Como por exemplo: pneu, advogado, objeto.


Ao chegar a este esquema de associação letra/som, o aluno tem a convicção de que, pronunciando cuidadosamente a palavra, ele saberá como escrever cada sílaba.



5 comentários:

Fabyenne Ferreira 8 de maio de 2017 às 07:26  

COMO CONSEGUIR ALGUEM PARA FAZER UMA OFICINA SOBRE ESSES NÍVEIS?

Célia Patriani 25 de maio de 2017 às 19:30  

Também busco alguém para ensinar a distinguir os níveis numa análise de textos e não só de palavras.

Unknown 2 de março de 2020 às 05:23  

Eu faço oficinas e palestras.

Unknown 2 de março de 2020 às 05:23  

Eu faço oficinas e palestras.

Unknown 16 de março de 2021 às 11:09  

Eu sou palestrante também!

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