- as sílabas com mais de duas letras são simplificadas. Ex: "pofesora" (professora), "dinero" (dinheiro), "jeto" (jeito).
- vogal antes de consoante é invertida. Ex:"ramaze" (armazem).
Mas os esquema de pensamento só atuam quando o aluno não sabe de memória a escrita da palavra, então ele o usa para decidir como escrever uma palavra que não é do seu universo memorizado.
Hipótese básica do esquema de pensamento de um aluno ALFABETIZADO 2:
Nessa etapa o aluno rompe com a ideia de que todas as sílabas tem por obrigação a escrita de 2 letras em ordem rígida: primeiro consoante e depois a vogal. Constroi, então, a hipótese de que cada letra possui um som. O "pro" de professora passa a ser escrito "por", "poro" ou mesmo o "pro" corretamente. O "secevo" (escrevo) do Alf. 1 passa, por exemplo, a "esqrevo".
Hipótese básica do esquema de pensamento de um aluno ALFABETIZADO 3:
O aluno aqui descobre que sua hipótese não está correta, principalmente devido às nasalizações an, en, in, on, um (dígrafos vocálicos) que podem ser escritos "am", "em", "im", "om", "um" ou ainda "ão", "õe", "ãe".
Hipótese básica do esquema de pensamento de um aluno ALFABETIZADO 4:
Mais um conflito. Mais uma descoberta! O aluno percebe que uma consoante pode estar desacompanhada de uma vogal. Como por exemplo: pneu, advogado, objeto.
Ao chegar a este esquema de associação letra/som, o aluno tem a convicção de que, pronunciando cuidadosamente a palavra, ele saberá como escrever cada sílaba.

5 comentários:
COMO CONSEGUIR ALGUEM PARA FAZER UMA OFICINA SOBRE ESSES NÍVEIS?
Também busco alguém para ensinar a distinguir os níveis numa análise de textos e não só de palavras.
Eu faço oficinas e palestras.
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Eu sou palestrante também!
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